Banda Filarmónica de Sernancelhe - Banda Filarmónica
Banda Filarmónica de Sernancelhe

A Banda Filarmónica de Sernancelhe, no distrito de Viseu, como hoje é conhecida, foi formada em 29 de janeiro 1982, na sequência da fundação da Associação, cuja actividade principal é manter uma Escola de Música que suporta a Banda. Sabe-se no entanto, que Sernancelhe já teve uma Banda Filarmónica na década de trinta. A Banda tem realizado actuações desde 1982, em diversos pontos do País com especial incidência na sua região, possuindo um vasto reportório.
Realiza todas as festividades religiosas e festivas caraterísticas de qualquer romaria tradicional.
A sua escola de música funciona semanalmente, bem como os ensaios da Banda. A escola de música é totalmente gratuita para os alunos.
Actualmente é constituída por um número de elementos que oscila entre os 20 e 30, com idades compreendidas entre os 10 e os 60 anos e é dirigida pelo maestro Diogo Aguiar desde Março deste ano de 2024.